O esporte é para elas também!

Sexta-Feira, 10/03/2017, 09:48:04 - Atualizado em 10/03/2017, 09:48:04

A discussão em torno da participação feminina marca a Semana da Mulher (Foto: Jader Paes)
A discussão em torno da participação feminina marca a Semana da Mulher (Foto: Jader Paes)

Aprimeira palestra do ciclo Debate Bola do Trofíu Camisa 13 ano 2017 trouxe um tema sempre atual e oportuno à discussão – o papel da mulher no esporte. Diante de um grupo composto por diversas desportistas, jornalistas, e torcedoras as palestrantes Mariana Malato, Sandra Malcher e Aline Costa fizeram uma longa explanação, muitas vezes em tom de desabafo, sobre a condição feminina no ambiente do esporte. 

Mariana, apresentadora do programa Camisa 13, da RBATV, apontou que o afastamento da mulher dos esportes é histórico e tradicional. “A primeira vez que eu pisei num estádio de futebol foi a trabalho. A mulher não tinha liberdade para fazer esporte. Tinha para fazer balé, como eu fiz, por que era ‘coisa de menina’”, explica.

CULTURA MACHISTA

Em sua explanação, a jornalista destacou que a proibição de praticar ou acompanhar o esporte é apenas um reflexo da cultura machista. “Quantas alunas de jornalismo temos aqui?”, perguntou Mari ao auditório. “E quais de vocês já sofreram preconceito por gostar de esporte?”. Todas levantaram a mão. “Ocupar esse espaço, no esporte como em outros setores da sociedade, é uma luta diária. Mas não podemos desistir, porque podemos mudar essa realidade. Lutem, batalhem, porque a cultura machista precisa mudar. Nós não”, pediu a apresentadora.

(Taion Almeida/Diário do Pará)


gamepad

Vista a Camisa 13

Você pode vestir a camisa mais importante do esporte paraense.

Participe

thumb_up

GOL DA RODADA

Vote no melhor Gol da Rodada. Os melhores vão concorrer ao Gol Placa 13.

Participe

directions_run

GOL DO INTERNAUTA

Envie seu vídeo com o GOL mais bonito do time de futebol da pelada ou da quadra. Ele pode ser premiado!

Participe

Patrocínio:

 

 

 

 

 

Realização:

Coordenação: